Notícias



Busca

Pesquisa personalizada





Usina de Soluções Tecnologia da Informação

 

 

História da Família Silva

 

 

 

SILVA: A origem do sobrenome é controversa, mas tudo indica que tenha surgido no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas - silva, em latim, é "selva". Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha).
Muitos portugueses que vinham para o Brasil, em geral degredados, em busca de vida nova adotavam o "Silva" para se beneficiar do anonimato que o sobrenome comum oferecia.
O sobrenome ganhou especial popularidade no Brasil com a chegada dos escravos. Ao desembarcar dos navios vindos da África, os negros eram "batizados" por padres católicos e ganhavam um nome cristão em português. O sobrenome vinha depois e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época, muitos proprietários de terra eram "Silva", um sobrenome comum em Portugal.
Um dos primeiros "Silva" a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612.

Ancestrais da Família Clemente de Souza:

Roza da Silva (nascida em 1815 no lugar de Bonitos, freguesia do Soure em Portugal).

A Família Silva de Soure é uma família nobre e foi citada no livro Corografia Portugueza, Tomo III, Capitulo III, escrito em 1716.

Fica esta nobre Villa (a quem os Geografos chamaõ Saurium, corrupto hoje em Soure)... situada em huma campina raza... Foy fundada pelo Conde D. Henrique... Tem esta Villa na praça uma Parochia, da invocaçaõ de Santiago, com hum Vigario, cinco Beneficiados, e hum Capellaõ da Ordem de Christo Casa de Misericordia, Hospital... Tem quinhentos e cincoenta vizinhos com familias nobres do appellido, Costas, Gramachos, Brandoens, Britos, Ataides, Homens, Quadros, Sequeyras, Mendanhas, Silvas, Mellos, Almeydas, Botelhos. Assistem ao seu governo Civil hum Juiz de fóra, que tambem o he da Villa da Ega, Vereadores, hum Procurador do Concelho, hum Escrivaõ da Camera, e outro dos Orfaõs, quatro Tabeliaens do Judicial, e dous das Notas. Ao militar hum Capitão mór cõ duas Companhias da Ordenança da Villa, e seu termo. He esta Villa fertil em paõ, vinho, frutas, muyto azeyte, caça, e gado, com muytas colmeas: o seu termo tem duas legoas, e meya de comprido, que se cõtaõ do lugar da Almagreyra atè o marco da Ega, e duas de largo, das Vendas Novas até Urmar. O lugar da Almagreyra tem huma Igreja Parochial da invocaçaõ de N. Senhora da Graça, Vigayraria, e consta esta freguesia de quatrocentos vizinhos... He Conde desta Villa D. Joaõ da Costa...

Outros ancestrais, mas de outras localidades:

Anna Rita da Silva de Jesus (nascida no Brasil em 1850)
Joaquina Maria da Silva (nascida em Reis - Almagreira - Portugal em 1837)
Felix da Silva (nascido em Sarzedella - Ancião - Portugal em 1730)
Domingos das Silva (nascido em Constantina - Ancião - Portugal em 1655), casado com Maria Rodrigues (do lugar de Constantina - Ancião), com quem teve Marianna das Silva (nascida em Sarzedella - Ancião - Portugal em 1685)

 

 

Voltar