Notícias



Busca

Pesquisa personalizada





Usina de Soluções Tecnologia da Informação

 

História da Família Carvalho

 

 

 

 

 

CARVALHO: Sobrenome de origem toponímica, foi extraído da vila da mesma designação, na diocese de Coimbra, e adotado por Gomes de Carvalho, que viveu em meados do séc. XIII, e que foi pai de Fernão Gomes de Carvalho.
Usava este último por armas em inícios do séc. XIV um escudo carregado por uma caderna de crescentes.
No séc. XVI, de acordo com o Livro do Armeiro-Mor e o "da Nobreza e Perfeição das Armas", usavam as armas que aqui se descrevem.

 

Brasão da Família Carvalho

 

Armas: De azul, com uma estrela de ouro de oito raios, encerrada numa caderna de crescentes de prata.
Timbre: Um cisne de prata, membrado e armado de ouro, com a estrela do escudo no peito.

Ancestrais da Família Clemente de Souza:

Antonio Carvalho (1665 - Impiados - Ansião - Pombal - Portugal)
Manuel Gonçalves de Carvalho (1830 - Jeriquara - São Paulo - Brasil)

Ilustres Carvalhos das proximidades de Pombal:

Sebastião José de Carvalho e Melo, o 1º marquês de Pombal, nascido em Lisboa em 13.05.1699 e morto em Pombal em 08.05.1782 foi certamente o mais poderoso nobre da história da família Carvalho, tendo controlado Portugal com mais poder que o próprio Rei durante sua gestão como secretário de Estado do Reino (primeiro-ministro) do Rei D. José I entre 1750 e 1777. Este déspota esclarecido é considerado, ainda hoje, uma das figuras mais controversas e carismáticas da História Portuguesa. A parte as dúvidas que pairam sobre a legitimidade da genealogia do Marquês de Pombal (suspeita-se que seus antepassados apropriaram-se indevidamente de títulos e de mercês a que não tinham direito, forjando documentos, comprando testemunhos, corrompendo, tais comoa chamada causa de Montalvão, cuja documentação foi publicada em 1750 se encontra online no PURL: http://purl.pt/6436/1/P1.html), sua ascendência é de grande nobreza, a começar pelo pai, Manuel de Carvalho e Ataíde, que era neto de Luisa de Melo (comprovadamente descendente de Conde D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal). Em linha paterna o ancestral mais antigo do Marquês de Pombal com o sobrenome Carvalho foi João de Carvalho, que viveu com sua esposa Isabel Reimonde em Anciães no século XV. Isabel Reimonde também era da estirpe dos Carvalhos (seu pai foi João Fernandes de Carvalho).

Marquês de Pombal

José Francisco Xavier Maria de Carvalho Melo e Daun (Conde da Redinha) - título criado por D. José I, rei de Portugal por carta de 20 de agosto de 1776. Além de Conde da Redinha, José Francisco foi também o 3º marquês de Pombal.

Já no clero, os Carvalho foram ainda Comendadores e Cavaleiros da Ordem de Cristo (substituta da Ordem dos Templários em Portugal).

 

Voltar